![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiHLrmpqpKnl5RsjCFdhVQcdP80Y35y33SIuLZ32h29PF0Dh7E3wrivH9okt-eTeU31ItKhHuLo_mPsLkYEzmmTiIe4-AQ4GQIu6LGunOLrcn2QLlq6HcBChTVr7pMepkvg6WcKNKzGTcHA/s400/253204.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjn8bDRZOd1dr206llX6uLdXSy66Y11xgY10cXTYeKtCus9yTIq7YQARxL18rzj02Ah9jw2xoC08tTzcaFqsU4BVg1Lz59nTulsCbDTszVCJzlD1il7fwiC0Sj541VrVzY7zRBAViXLVyES/s400/lescaphandreetlepapillocf3.jpg)
Imagem retirada de UOL imagens do dia.
Jurema, à direita.
Fargo (1996)
por Fernando Gil Paiva
por Fernado Gil Paiva
Imagem do filme Brilho Eterno...
Pimenta e cravo,
mastigo à boca nua e me regalo.
Amor, tem que falar meu bem,
me dar caixa de música de presente,
conhecer vários tons pra uma palavra só.
Espírito, se for de Deus, eu adoro,
se for de homem, eu testo
com meus seis intrumentos.
Fico gostando ou perdôo.
Procuro sol, porque sou bicho de corpo.
Sombra terei depois, a mais fria.
Poster Italiano Para Principiantes, que recebeu o Dogma 95.
Lars von Trier, tem como contribuição o filme Os Idiotas, o segundo a conseguir o certificado.
Sinopse do filme: Trata-se da história de um grupo de pessoas que fingem ter problemas mentais para conseguir regalias, se divertir e incomodar as pessoas, usando como argumento que é preciso deixar aflorar o lado idiota que existe em cada um e expor a hipocrisia burguesa.
Poster de - Os Idiotas
O novo filme do diretor mais lembrado pelo Dogma, entretanto, não receberá tal certificado. A previsão para a chegada de seu primeiro terror no Brasil – Anticristo – deve ser ainda nesse ano. O filme de Lars foi rodado na Alemanha e tem no seu elenco principal o ator Willem Dafoe (de Homem Aranha 2) e Charlotte Gainsburg (de Novo Mundo). O filme conta a história de um casal que se muda para uma cabana isolada após a morte do filho único. A partir disso, resta o nome do diretor e seu objetivo de fazer jus ao gênero escolhido.
Encontro do diretor Lars com Willem e Charlotte.
Fonte: http://www.fca.pucminas.br/ceis/videoteca/Elian/Filmes/idiotas.htm
A autoria do livro em si é o grande mistério, apesar de que se acredita que tenha sido o monge dominicano Francesco Collona, por dois fortes motivos: o primeiro deles é que o monge teria pedido um empréstimo para a publicação do livro por volta de 1500. Como disse, o livro já é um grande desafio só por existir e o segundo motivo reside no fato de que as iniciais de cada capítulo formam a seguinte frase: Poliam frater Franciscvs Colomno peramavi, que traduzido do latim fica irmão Francisco Colono amava Polia intensamente. Isso ainda faz com que creiam que ele seja o idealizador da obra.
Como conhecer o Hypnerotomachia ou como ter mais noções sobre ele?
Foi ao ler o livro “O Enigma do Quatro”, de Ian Caldwell e Dustin Thomason, que narrava a história de universitários que tinham o misterioso livro como foco de estudo, que cheguei ao conhecimento de tal ebulição erudita. O livro traz curiosidades interessantes sobre o que se conseguiu decifrar até então... Mas esse decifrar ainda parece um tanto abstrato. A verdade é que o livro foi escrito em circunstancia tal que não poderia ser lido com a mensagem original, então isso faz do livro a fotografia e também seu negativo (secreto, entretanto), pois o leitor que traduz a obra do latim poderá deslumbrar-se com o:
“jovem Poliphilo que, dentro de um sonho, procura sua amada, a ninfa Polia. Para alcançar seu destino, ele precisa passar por misteriosas florestas, cidades e labirintos, presenciando todo tipo de cena bizarra e deparando com deuses, ninfas e outros seres mitológicos e arcades”.
Em seguida, a constante fragmentação do texto, a literal dissecação das palavras mostrava, por códigos sem padrão e inigualáveis em dificuldade, segundas, terceiras e quartas histórias por trás de um já denso embrulho de fino presente. Tanto o é que a partir disso conseguiram chegar a uma das suposições da autoria – a de Collona.
Outra curiosidade, 0que foi narrada na Itália dos 1500, tratava-se a respeito de como objetos de valor ou de extrema confiança eram entregues para seus destinatários por seus entregadores, fiéis ou infiéis, mas nunca confiáveis. Dito isso, envelopes, por exemplo, eram selados não com uma cera simples, mas com uma cera negra. Essas continham em sua mistura a erva Bella Dona que as mulheres usavam para dilatar suas pupilas (já que grandes pupilas eram sinônimo de beleza). O encarregado de levar o pacote guardava em seu corpo o próprio argumento da culpa. Quando o destinatário recebia o pacote e olhava nas pupilas do entregador, saberia de imediato a resposta. Confirmada a traição, confirmada a execução.
Mas essa seria apenas uma introdução para a escuridão renascentista na Itália. O livro traz uma narração interessante, bastante curiosa, entretanto afoita em suas conclusões. Mas o Hypnerotomachia vale como argumento de leitura ou, simplesmente, de pesquisa, caso não queira ler o livro, que diferentemente da relíquia, é de fácil acesso.
por Fernando Gil Paiva
Por mais que cada grupo de seres, famílias nucleares, sociedades tenham se tornado individualizantes... Por mais que os estudos da física quântica apontem que uma célula, com suas cargas na eletrosfera e as diferenças de tal para qual, nunca irá tocar outra, ou seja, que nunca nada toca nada...
É possível mostrar que existe uma precisão no universo que também faz com que você nunca esteja sozinho. Uma formiga solitária, pequena e – para muitos – insignificante, exerce seu domínio naquilo que ela pertence. Ela será daquilo que sua existência lhe induz ser.
Foto de Fernando Gil Paiva
Poster do Documentário
Trailer final: http://www.youtube.com/watch?v=kJGjlZg6GOQ
Fonte: www.elmundo.es
por Fernando Gil Paiva
A extensão dos feriados resulta na aglomeração de pessoas em lugares que possivelmente não as suportarão.
por Fernando Gil Paiva
Frequentemente, acontecimentos diferentes rondam episódios de nossas vidas, seja por coisas que ousamos pensar e que depois acontecem, seja por pessoas que se ligam às nossas vidas e fazem parecer mais que coincidências... O fato é que existe algo muito tênue no limite do coincidente... Algo que alguns chamariam de destino. Para a maioria delas rimos, por admiração ou até mesmo medo, para outras - a seriedade naquilo que acontece pela milimetrica trama da vida. Resta-nos o pensar.
Keaton, Farrow, Wiest, Huston, Johansson…
Diane Wiest, Barbara Hershey e Mia Farrow em Hannah e Suas Irmãs
E isso aconteceu antes que ele diminuísse seus trabalhos com sua primeira inspiração que era a grande Diane Keaton, com quem atuou em oito filmes e conseguiu suas maiores aquisições em questão de reconhecimento, principalmente com Annie Hall (Noivo Neurótico, Noiva Nervosa) e Manhattan em um dos picos da sua carreira.
Woody Allen e Diane Keaton em Annie Hall
Na década de oitenta, ainda surgiram musas paralelas à Farrow, como as máximas Diane Wiest (Em A Era do Rádio, Hannah e suas Irmãs, Setembro, Tiros Sobre a Broadway e a Rosa Púrpura do Cairo) e Anjelica Huston (Crimes & Pecados e Um Misterioso Assassinato em Manhattan) que trabalharam com Woody mais de uma vez.
Depois de um bom tempo, trabalhando sempre com novos atores, experimentando atuações diferentes e únicas como a de Barbara Hershey em Hannah; Samantha Morton e sua personagem muda em Poucas e Boas; a irreverente Mira Sorvino em Poderosa Afrodite; Christina Ricci em Igual a Tudo na Vida e assim por diante... Pequenas notáveis. Grandes notáveis!
Tudo isso para que ele chegasse nela, a inspiração que foi sua grande obra de arte – a sedutora Scarlett Johansson que fez o já clássico Match Point, Scoop – O Grande Furo e por último Vicky Cristina Barcelona ao lado de Penélope Cruz... (Pausa para respirar).
Evidentemente, um elenco que fez diferenças para os grandes papéis e diálogos únicos que Woody escrevia com seu talento ímpar. Com certeza ele sabia que nenhuma delas era como dirigir no escuro, em cada uma de suas Musas estavam guardadas suas potências de atuação e naturalidade.
Scarlett Johansson e Jonthan Rhys Meyers
por Fernando Gil Paiva
Gravando em Cuiabá. Foto de Lais Dias.
P.S.: E parabéns para Juliana Kobayashi, vulgo, Dudi... vulgo, anime em pessoa ^^
Fonte das demais fotos: Google Imagens.
por Fernando Gil Paiva