por Fernando Gil Paiva
O termo rizoma, sem fugir muito do conceito de classificaçao de raiz na biologia, é algo que se faz por meio de uma trama, uma trama infinita e interligada por pontos em comum que vão se somando, multiplicando e levando a outros pontos e tramas. Cada ponto que liga duas linhas gera um novo significado, uma nova apreensão. Cada nova trama é mais uma trama dentro do universo de significados que podem estar claros para o espectador que está mergulhado nesse mundo ou podem ser significados difusos e implícitos dentro de outros conceitos. Os idealizadores do conceito para este viés foram Gilles Deleuze e Félix Guatarri, que fizeram das interconexões, ilimitado espaço de fundição (de conteúdo, de idéias e de material reflexivo). O rizoma não tem fim, portando cada ser/ponto que passa é algo que é perpétuo e efêmero na sua estada. Cada partícula formadora é um elemento que tem seu pequeno significado que pode ou não ser abrangido pelo próximo ponto que vem. Pela linha que passa. Pela trama que contém.
O rizoma do elefante
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhsE__6TR9nNhX_r3g-nWK0xRHpwTw6_1vTQh3E9lNcxBuyOrlWG9rkyfAQddeF4fWKKkPbTSaF2xj9VHlwTpwbF7DHzwh3MsyKVoCO4FXkcs-5YGhznfjxXZNmrt_sHTMEkJrMAQULLxvF/s400/js2.jpg)
O elefante, em si.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgZDylIxCbv3_KFcfmhXlglUV7G-hl1vvtqYzg-uvWzpX-niCzhXEIxw-FB0c8QxDxyoN8oOhlsW5dPsPMR6nztsthVRhCA3z8o0_-YO__XLOMkXE9w6ctDD-9gUMUnu-iw69vhssY8wB8s/s400/elefanteeee.bmp)
O Homem Elefante, baseado em fatos reais. Aqui, dirigido por David Lynch.
A viagem do Elefante de José Saramago.
O elefante em si, de marfim.
Elefante, dirigido por Gus Van Sant.
O elefante Babar, que foi à TV em 1989.
Ganesha, deus Indiano.
eu qro ver o filme do Elefante
ResponderExcluirtem pra me emprestar???
*.*
O rizoma é algo intrinseco de nosso ser? Hum... então se a biologia é o estudo da vida ...podemos acreditar que viver bem é aliar vários rizomas que irão conectar a nossa essencia !
ResponderExcluirAdorei o texto, vai de encontro à física quântica da qual sou amante e estudante. Acredito muito nisso tudo...rizomas, arquétipos, tramas, linhas que nos ligam, e principalmente na conexão energética de nossos pensamentos sentimentos e ações, e deve ser por isso que gosto tanto tanto das suas poesias, textos, rabisquim no papel...enfim da sua energia, que é tudo de bom!!!
ResponderExcluirbejo no seu coração!