quarta-feira, 14 de julho de 2010

Um filho de seis anos

Já vai nascer!

por Fernando Gil Paiva

Bom, como compartilho algumas poucas palavras em um trecho chamado "Sobre Sonora" que antecede o prólogo do meu primeiro livro a ser lançado "Sonora", gostaria de também antecipar algumas palavras aqui no blog, que não pode ser esquecido depois de mais de um ano de atividade, ainda que nesses últimos meses sua atenção não estivesse em primeiro plano.
Sonora, Sonora... um ilha de coincidências felizes. Ou seria melhor dizer - um estado. Sabe quando uma simples palavra, sozinha e pura em seu sentido mais primário parece abrir um redemoinho ou uma labirinto por trás de si? Sonora pode parecer apenas algo relacionado ao som, ou para residentes de Mato Grosso do Sul uma de suas cidades... Essa inquietante palavra surgiu assim: a história surgiu no momento em que eu li a palavra Sonora. Esse sonora se referia ao som mesmo, o meu Sonora, ao estado mexicano mais ao norte do país em questão. Descobrir e desvelar Sonora em dias, meses e por fim anos de pesquisas me fez dar vida a muitos personagens. Ainda parece difícil acreditar que a última página possa ter lhes trancafiado a possibilidade do seguimento, do prosseguimento, da arte natural de existir...
Enganam-se meu queridos personagens. Pois suas quase 400 páginas de existência apenas começarão a ter seu sentido de existência quando outras 400 ou 400 mil pessoas tiverem conhecimento que eles existiram. Um livro que ganha vida é um livro que é lido.
Para tanto, 2004, setembro mais precisamente, foi o mês que eu ainda me sentava divagando sobre um lugar um tanto desconhecido, que as vezes num lugar comendo um lanche eu tinha que sair às pressas para anotar num pedaço de papel a vida dos meus personagens que pediam para ser registrados. Quando eu dormia, não tardava muito para que a Ana aparecesse e me mostrasse como certos caminhos deveriam proceder, nem que personagens como Briet Brujular suspirassem ou agonizassem uma essência reveladora em sua existência. Sonhei alguns dos capítulos de Sonora, acordei e os registrei devidamente como sequencia natural da história que já estava escrevendo - quando acordado. Estranho isso, mas depois de seis anos, um filho já tão próximo de mim parace que clama para dar aquela continuidade que suas 400 páginas de vida não satisfizeram.
Eu tenho e eles também tem a chance de compartilhar suas histórias e também minhas. Você tem a oportunidade de chegar ao conhecimento delas. Sonora está chegando, podemos começar a ouvir as ondas do mar batendo na costa da vila pesqueira chamada Huatabampo... O sol já está chegando nas quentes canlçadas de Hermosillo, Ana e Henrique dão seus primeiros passos para começar a contar suas histórias. O novelo inquieto fica pululando no cesto para tecer logo esse grande tapete, essa renda labiríntica que no fim não será de modo algum pisada, mas posta em uma parede como um quadro para ser observado e depois sempre lembrado. E lá estarão todos, sem exceção.
Cada dia que passa é um dia a menos.
Aproxime-se.
Ouça.

SONORA

O livro de estréia de Fernando Gil Paiva Martins.

2 comentários:

  1. Ansiosa por ver esse sonho maravilhoso realizar-se ... história magnífica, envolvente...que nos hipnotiza a cada página- fazendo com que avancemos na leitura ...

    SONORA está chegando...!!! vale a pena sentir essa emoção! Eu tive a graça de conhecê-la antes de sair do forno. Teamoooo.
    mamãe

    ResponderExcluir
  2. é isso ae, parabéns Fernando !
    tenho certeza da qualidade e, como artista que assim me considero, também pretendo acompanhar de perto essa e as proximas historias que estão por vir ^^

    ResponderExcluir