segunda-feira, 30 de março de 2009

Kung Fu Kid?

por Fernando Gil Paiva

Em 1984, John G. Avildsen, realizou o feito que se tornaria uma dízima periódica na vida de qualquer criança da década de 80, adolescentes + crianças da década de 90 e aficionados por cinema e nostalgia do século XXI + as crianças + os agora adolescentes. Era clássico e certo que ver e rever Pat Morita e Ralph Macchio encarnando Daniel (San) Larusso e o lendário Senhor Miyagi, bem como era certo que as torcidas e mergulhos na história que todos já sabiam o final, mas que funcionava como se fosse a primeira vez que o filme passava.

Depois vieram sequências que ainda continuaram bem quistas pelos fãs originais. Depois o século mudou e o que ficaram foram as reprises. Vezes mil que assistir ao filme, aos duelos, os rituais de preparação, a força de vontade e perseverança, faziam com que ficássemos mais próximos de todas essas sensações.

Agora, como seria rever um novo senhor Miyagi treinando um novo Daniel San que não Morita ou Macchio? Não sei, mas ainda é uma história muito forte para colocar novas faces para personagens que funcionam perfeitamente com as suas antigas. Talvez esteja errado, talvez não, mas a experiência do remake mostrou que num tudo deve ser ousado, muito menos quando se trata de um Karate Kid.

Mas é possível considerar que as novas gerações talvez só venham a conhecer essa história em seus moldes originais vendo o novo e descobrindo que se trata de uma regravação. E segue a intenção para que o filho de Will Smith sendo treinado por Jackie Chan não faça um caminho oposto ao de seus anfitriões. Uma espera sem grandes esperanças diante de um Kung Fu Kid com nome já modificado.

Cena de Karate Kid

Nenhum comentário:

Postar um comentário