quarta-feira, 9 de setembro de 2009

exercícios da disciplina Redação III, do curso de Jornalismo UFMT

Notas de Coluna

por Fernando Gil Paiva

Três notas de coluna de jornal. Pequenos textos que expressam alguma idéia. A opinião do autor é clara e ironia e humor não são dispensáveis.

Presos na Independência

Quem estava em Chapada dos Guimarães e resolveu voltar para Cuiabá depois das 18h no dia sete de setembro enfrentou a paciência no trânsito parado. Os últimos 33 quilômetros do trajeto se resumiram a duas horas de lentidão e uma dose de motoristas desrespeitosos depois de um acidente com três carros. No dia do feriado da Independência, nada melhor do que se sentir preso, truncado, por algo que você não foi responsável, ou seja, pela irresponsabilidade dos outros.

Caminho do lixo

Não precisa de muito tempo nem de andar muito para que qualquer pessoa em Cuiabá comece a ver lixo, de todas as espécies, jogado no chão: papéis, garrafas plásticas, bitucas de cigarro e assim por diante. Para maior comodidade, nada melhor do que o simples ato do abrir de mãos que se livra do objeto. Não é bem assim, a mesma mão cômoda que tem o desapego com o lixo, se apega ao lixo que cresce em si pelos excessos da ignorância.

Maratona

Ontem derretemos todos. E assim temos derretido todos os dias. Tudo bem que algumas chuvas caíram, mas logo depois já estava tudo igual. Então, é tal qual uma maratona em que se corre, corre, corre... E, de vez em quando, alguém que está assistindo, joga um copo ou uma garrafa de água para hidratar o corpo. Estou em dúvida se a maratona está mais intensa que o normal ou se tem poucos expectadores para nos lançar a água do alívio.

Um comentário:

  1. Que alívio de saber que mesmo esperando por 3hs não faziamos parte dos acidentados, pois irresponsáveis ou mal afortunados ...Eis que saimos ilesos...
    Ah quanto ao lixo ! se o planeta não tem dono pra que cuidar??? triste né!!
    Por fim...help Calor!!!!estou com medo de assar nossos neurônios ...!!!!

    ResponderExcluir