quinta-feira, 13 de maio de 2010

Gigantes


Será o dedo de Promoteu?
Ou tem muito GH no cinema nacional? Ou os dois?
por Fernando Gil Paiva
Tem muita água e muita argila na massa do cinema nacional - e isso é muito bom!
O filme de Daniel Filho é um fruto de providências dos tempos da formação da Terra, quando os deuses ainda decidiam o que ia ser formado. O gigante Prometeu pôs muitos de seus genes em seus descendentes - o filme Chico Xavier é um exemplo de caso dominante.
Alguns pontos a serem observados:
- A estética do filme é muito bem pensada, e tem um cuidado e um argumento do tamanho que tem que ser, sem se perder ou ficar exagerado;
- Personagens como Giulia Gam e Giovana Antonelli, que aparecem tão pouco tempo, fazem-se fortes o bastante como a cicatriz da ponta de umas garfadas na barriga;
- A fotografia do filme é tal qual a fotografia de família de quando você ainda era criança - para não esquecer mais;
- O trato e a sabedoria em dosar um personagem real e que permaneceu intacto nas memórias das pessoas.
Nelson Xavier, Ângelo Antônio e Matheus Costa tem todos um pouco de Chico em si... Alguns, mais fisicamente aparente, outros, mais emocionalmente transparentes. Saberia Prometeu que seus sucessores teriam tanto da grandeza dos primórdios? Os dedos do gigante deixaram o legado, seus filhos honraram a beleza e grandeza do trabalho. Chico Xavier, o filme, é a sucessão de fatos da vida de uma criança 'louca' e desacreditada que sempre optou por acreditar nas pessoas - fossem elas física ou esperituais. Um filme cheio de dedos de gigante e hormônio GH.
GRANDE! GIGANTE!


Um comentário:

  1. Pena que eu ainda n assisti ! O cinema nacional está a espera do Fernando Gil Paiva!! o livro tá saindo do forno!!!! ...bjs Parabéns!

    ResponderExcluir