quinta-feira, 9 de julho de 2009

O show de Betty e o show de Truman

por Fernando Gil Paiva

Enquanto Truman Burbank (Jim Carrey) nasceu e foi manipulado para acreditar numa falsa verdade de um reality show de TV, Betty Sizemore (Renée Zellweger) acreditava que uma novela e seus atores, incluindo seu amor, o Dr. David Ravell, eram pura realidade.

Em ambos os filmes (produzidos no ano 2000), pode-se observar o compartilhamento de um mesmo ideal. Acreditar naquilo que está fora dos limites do real. Tanto Truman quanto Betty vivem imersos em um mundo que os pertence, mas que só os pertence porque ou querem que ele pertença (no caso de Truman); ou ela quer pertencer (no caso de Betty).

Sobre o Show de Truman, esse é um filme para se ver e admirar como o público pode se deixar envolver por um programa televisivo e não menos ser manipulado por regras e padrões. Nesse exemplo, o programa acompanhou toda a vida de Truman, desde o seu nascimento e as pessoas o assistiam com a proximidade de um parente que estava ali todos os dias dentro de sua casa. Entretanto, quando Truman começa a ser alertado sobre aquilo que o envolve, tudo passa a se tornar evidente e ele precisa descobrir de fato quem ele é. Qual é a sua identidade.
Para a Enfermeira Betty, que é igualmente admirável, Renée Zellweger consegue fantasticamente nos fazer envolver pelo carisma da ingenuidade. Betty acredita piamente naquilo que assiste em sua novela e que aqueles personagens estarão ligados à sua vida. É por isso que ela sai de sua cidade à procura de seu verdadeiro amor, sem jamais imaginar em todas as consequencias de um mundo que existe apenas na fantasia.

Deixo, portanto, a indicação desses dois trabalhos exemplares que mostram que entre a realidade e a ficção pode existir uma linha mais tênue do que se pode imaginar.

O show de Truman (The Truman Show) recebeu 3 indicações ao Oscar: Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Ed Harris) e Melhor Roteiro Original. A Enfermeira Betty (The Nurse Betty) ganhou o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Comédia/Musical (Renée Zellweger).

3 comentários:

  1. Truman eu ja adoro
    betty só me falta a oportunidade de ver

    ResponderExcluir
  2. Ah Nando esses filmes elouquecem os normais... é contagioso? Vc anda tão diferente...rsrs

    ResponderExcluir
  3. juro q tinha acordado as 6hrs da manhã pra tirar as fotos
    foi no dia da entrevista da coca
    q eu acorde 5:55 da manha
    xD
    dae passei pela sala
    olhei pra sacada e pensei:
    nossa, isso vai dar uma foto linda
    *.*

    ResponderExcluir