terça-feira, 14 de julho de 2009

tudo começou com sonhos eróticos de uma noite de verão...

... acabou terminando com Maridos e Esposas.

por Fernando Gil Paiva


Quando penso em Mia Farrow sempre associo seu rosto ao da menina meiga que ou passará pelas maiores catástofres e tem que enfrentar isso como sina ou a moça boa que é delicada que move grandes feitos para salvá-la de um caos maior. Geralmente foi assim, principalmente nos filmes do Woody Allen com o qual ela teve uma parceria de longa data.

A primeira vez em que estiveram juntos foi em Sonhos Eróticos de Uma Noite de Verão. A partir dai seriam mais doze filmes praticamente em sequência, tirando um ou outro trabalho que Mia realizou entremeios. E sou capaz de arriscar que até hoje nunca tinha visto uma Mia como tal.


Desses treze filmes com a soma [Allen (plus) Farrow] tive a oportunidade de ver dez deles até então. E posso dizer que nunca havia visto a Mia assim, tão diferente! Broadway Danny Rose foi um presente para uma de suas melhores atuações. A história mergulhada em um enredo de comédia, mal entendidos, máfia italiana, e muita música e agitação italiana! "Agita!".

Em Broadway Danny Rose pode-se ver um clássico AlleniaNNNo com uma Mia majestosa, com pompa e pose de madame que é simplesmente admirável ao ponto de vista de levantar a grande questão: essa é mesmo a Mia? Meu deus! Então isso só me fez querer saber mais de Mia Farrow e de como ela conseguiu crescer e despontar em seus papéis mesmo sendo o alvo da fragilidade dos seres e suas relações - algo que ela desempenhou tão bem.
Portanto, não é possível que da vasta cinegrafia de Woody Allen eu selecione as melhores de Mia, mas sim trago os treze para que possam ser visto conforme a permissão do tempo e da disponibilidade, mas com a certeza das surpresas e das grandes flexibilidades de uma pequena notável!

Os treze filmes, do primeiro ao último projeto juntos (até então):

1982 - Sonhos Eróticos de Uma Noite de Verão
1983 - Zelig
1984 - Broadway Danny Rose
1985 - A Rosa Púrpura do Cairo
1986 - Hannah e Suas Irmãs
1987 - A Era do Rádio
1987 - Setembro
1988 - A Outra
1989 - Contos de Nova York
1989 - Crimes e Pecados
1990 - Simplesmente Alice
1992 - Neblinas e Sombras
1992 - Maridos e Esposas

2 comentários: