quinta-feira, 6 de agosto de 2009

+ memória cinematográfica

Adeus, Hughes!

por Fernando Gil Paiva

A década de oitenta foi um período de feitos inesquecíveis! Quem cresceu plenamente nela ou apenas em partes, pode-se lembrar que não faltavam coisas boas pra se ver na tv ou no cinema! Os desenhos, filmes minisséries... tudo feito de um modo único que hoje já não se faz mais.


Foi na década de oitenta que o Chaves terminou suas gravações. Foi na década de oitenta que vimos triunfar "A Caverna do Dragão", "A Nossa Turma", "Smurfs", "She-ha", "He-man", "Hong Kong Fu", "Cavalo de Fogo", "Ligeirinho", "Thundercats", "Formiga Atômica" e assim por diante... Desenhos que merecem falas individuais para trazê-los de volta ao presente. Mas muito dessa produção ainda teve o prazer de ser reprisada na década seguinte e as grandes resistentes do tempo ainda passam hoje, invictas!



Também foi na década de oitenta que John Hughes roteirizou e dirigiu a história de "Curtindo a Vida Adoidado", no alucinado dia em que Ferris Bueller mata aula para curtir os prazeres da vida com seu melhor amigo e sua namorada. É de longe um roteiro para os melhores filmes a serem lembrados, não só pela mágica e pela nostalgia dele, mas pela grandeza com que uma obra do cinema consegue avançar pelo tempo sendo, assim, atemporal. O dia de folga é Ferris é o dia de folga para todas as outras crianças e adolescentes que vingaram suas vontades (isso vale para aqueles que não ousaram o que Ferris ousou). O clássico de John Hughes fica imortalizada assim como a própria década de oitenta em sua vasta produção. Imortaliza-se assim também como um de seus colaboradores que parte para o seu "dia de folga".


John Hughes não apenas contribuiu para este que é tão bem acolhido, mas também para os roteiros de Férias Frustradas de Natal, Denis - o Pimentinha, Ninguém Segura esse Bebê, Flubber e do inesquecível Esqueceram de Mim. Esse tipo de filme é o tipo ímã, ou hipnotizador... Nós sabemos que mesmo que tenhamos visto ele milhares de vezes, é como se não conseguíssemos evitar a enésima primeira... ou segunda. É pra ficar pra sempre. Por isso, hoje, no dia em que partiu John Hughes, imagens de lembrança daquilo que tantas coisas boas também nos lembramos da década de ouro! Ouro 80... 80 quilates!


John Hughes era de Michigan, EUA. E nasceu no dia 18 de fevereiro de 1950.

2 comentários:

  1. Vivi plena e intensamente os anos 80...Noooossaaa, quanta coisa boa!
    Parabéns John Hughes, legião urbana, E.T,Smurfs,Ayrton Senna,Paralamas, cabelos esquisitiiiisimos...tudibom!
    Bela homenagem Nando!

    ResponderExcluir
  2. A obra de John Hughes ficará imortalizada... bela homenagem!!

    ResponderExcluir