domingo, 23 de agosto de 2009

Memória Musical
por Fernando Gil Paiva

Se abri o espaço no blog para falar de pessoas que eu considero memoráveis, seus aniversários, seus desaniversários, suas conquistas, seus filmes, seus livros, seu legado, criei o hábito de, sem querer, sempre olhar de quem era o grande dia. E posso dizer que é sempre coincidente, uma supresa diária se eu conheço o rosto da foto do dia. Hoje, então, acabou que não será diferente.


Vamos falar de musicais e de como o grande público se encantou com os atores/diretores/dançarinos/bailarinos que lotaram os títulos mais inesquecíveis desde o início do cinema. E o melhor de tudo foi que já naquela época já se era possível ter uma memória do cinema, de como era o cinema dez anos, cinco anos antes da data do filme dada a velocidade com que seus arsenais evoluiam. Alguns filmes contaram as histórias do rádio/som, de como foram feitas as maiores conquistas nos meios midiáticos, de como o mudo se tornou falado e de como tudo aconteceu de uma forma mágica e deslumbrante.

Mudo ao falado. Isso já foi falado. Foi assim que a história de Cantando na Chuva é contada, de um modo cheio de lembranças para nós hoje, que já eram lembranças para eles em 1950. E Gene Kelly, que é quem eu não gostaria de passar em branco, não apenas fez deste um clássico mas muitos, muitos outros como Sinfonia em Paris (este não como diretor) e Olá, Dolly! (este sim como diretor) que ano passado foi tratado como relíquia em Wall-E.


O pequeno robô abandonado na Terra via e revia a cenas de dança e romance.

http://www.youtube.com/watch?v=mVoiJgaDaLQ&feature=related

Antigamente, as histórias e os cenários moviam-se pelas pelas canções e essas davam base e argumento para tudo que precisava existir. Os musicais mudaram. Mas continuam sendo musicais. Alguns de retomada clássica, outros com a releitura do clássico, outros completamente novos e recontextualizados. A arte da música no filme/cinema não é elemento isolado - ela anda lado a lado, seja no personagem que canta, seja no personagem que ouve, seja para aquele que encena e que a música é mais para nós que vemos do que para ele. O fato é que todos são movidos por música. E que se o texto também também pudesse assim ser guiado, assim o seria. Escrito em notas músicais.

E fecho com o Gene Kelly que em 1996 eternizou sua música e sua dança no momento em que selou sua passagem, não sua existência. Gene nasceu hoje, há 97 anos atrás.

http://www.youtube.com/watch?v=nCSUsF_YEe0

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Gene Kelly deixou sua marca registrada no cinema musical, não conseguimos dissociar sua vida dos musicais ...Ele é uma estrela !!!!

    ResponderExcluir