sexta-feira, 14 de agosto de 2009

+ virtual

O texto não tem fim
por Fernandos

Já disse o poeta:

"Navegar é preciso; viver não é preciso".

Fernando Pessoa, já citado aqui, jamais deve ter imaginado que cada uma de suas palavras pudesse hoje, dentro de um contexto cibernético, estar tão mais ampliado do que no momento em que foi concebido. Afinal, cada palavra que um dia foi do papel, é hoje uma palavra somada às infinitas possibilidades desse mesmo termo estar presente em outra frase e fazer parte de outra história.

E não são apenas os hiperlinks que correspondem a essas possibilidades, mas também a todo tipo de material associado que pode instigar o leitor a fazer o texto se multiplicar, sendo reescrito pelo leitor em uma nova ótica livre de qualquer amarra “página após página”; e sim estendendo-se à frente, para trás, para os lados, para cima e para baixo. As palavras não são apenas aquelas e sim, tudo o que ela pode fazer (na subjetividade de qualquer indivíduo) no momento em que é lida.

Se navegar era preciso, e viver não era preciso em algum momento, hoje, ambas são palavras de imprecisão, afinal...

Navegar não é preciso; viver não é preciso.

Cada um é autor de sua própria rota.
Aviso aos navegantes que as rotas nunca se repetem.
Você faz o mapa de acordo com o tesouro que tende a encontrar.
Cada viagem passa a ser do tamanho que tem que ser, do tamanho da instigação do leitor /escritor e não mais as viagens do tamanho das linhas e pela quantidade restrita de caracteres contados em um espaço limitado.

O espaço é infinito, tal qual o poder de expansão de cada letra de cada fonte que é inserida aos bilhões em cada milésimo de segundo dentro da internet em algum lugar que você jamais imaginaria no mundo (aqui, por exemplo).

3 comentários:

  1. Sabe ... Sou apaixonada pelo nome Fernando... fui chata, incisiva até que conseguir convencer de que seu nome seria Fernando..agora diante da magnitude de mais um Fernando que não sendo Paiva conseguiu deixar seu rastro por tanto tempo ...Fernando PESSOA E Fernando Paiva - todos dois Fernando, e o Paiva mesmo sem o PESSOA és o Fernando que tem a origem germânica no seu nome e significado inteligente e protetor!! Uall.. acho que escolhi certo? Muchas felicidades Fernando Paiva

    ResponderExcluir
  2. As possibilidades da internet são infinitas mesmo. Nos permite navegar em mares nunca imaginados.

    Belíssimo comentário da sua mãe. Eles sempre são especiais e complementam os posts.

    ResponderExcluir
  3. É querido poeta, sempre escrevendo tão lindamente...Provocando questões internas e turbilhões de pensamentos, mas não poderia deixar de dizer...Caraca...A Clélia arrebentou no coment!!!Minhas saudações à vcs dois!
    Saudades!

    ResponderExcluir