segunda-feira, 10 de agosto de 2009

+ perguntas

Você é um iluminado????

por Fernando Gil Paiva


A concepção do termo veio do grande escritor de suspense / terro Stephen King, de Carrie, a Estranha, O Apanhador de Sonhos, À Espera de Um Milagre e O Iluminado... O pequeno Danny que também se chamava Danny no filme era uma daquelas "entidades" especiais que tinham a capacidade mental e psíquica de prever sensações, momentos e de sentir possíveis energias que rondavam ambientes específicos. Fora isso, Danny também tinha um amigo imaginário que por meio de seu dedo indicador demonstrava sua força e presença.

No grande hotel isolado para que Jack Nicholson, o Jack, pudesse escrever seu "All work and no play makes Jack a dull boy" mergulhado na insanidade própria. E também para que Shelley Duvall, uma personagem massacrada e uma massacrada personagem, estivesse suficientemente afetada pelas loucuras do marido e filho.

Muitos dos personagens de King paracem ter tido a habilidade dos iluminados. O poder de modificar suas rotinas e o lugar onde viviam para algo diferente de seu estágio inicial. E quem nunca teve amigos imaginários? Ou tentou tê-los? Se algum amiguinho na sua infância chegou e disse para você que tinha um amigo imaginário e se depois disso você tentou ter um também pode ser que você tenha se submetido a tal processo, mesmo que ele não tenha respondido. Cuidado! Ou não! Talvez isso tenha sido o início para o processo de iluminação induzida... E Stanley Kubrick que o diga, pois sempre teve um trabalho muito árduo para fazer com que seus atores fossem devidamente iluminados pelos personagens para que atingissem o ponto do futuro que ele queria.

O filme O Iluminado foi de agrados oito/oitenta: alguns amam outros odeiam. Sou das máximas dos que amam. Se sou iluminado ou não, deixo para os que me conhecem. E você? É um iluminado?

3 comentários:

  1. Sem sombra de dúvida és muito iluminado, tens as cartas do jogo sempre a seu favor...e sabe pq?
    vc pensa no outro!!
    por isso Nando vc sempre foi e será uma estrela .
    SER ILUMINADO É ESTAR EM UNISSONO COM O CÓSMICO!

    ResponderExcluir
  2. SOU ILUMINADA!!! rsrsrs e como Iluminada quero levar luz p/ tds que me rodeiam ... principalmente aos q me querem bem! bjs

    ResponderExcluir
  3. Grande questão, querido poeta...sobre isso gosto mta das palavras da Monja Coen:

    "faça o bem, fale o bem, pense o bem.
    Perceba que cada ser que encontramos é um ser iluminado
    Disfarçado a nos mostrar o Caminho.
    Alguns nos mostram como não devemos ser.
    Outros como devemos ser."

    Que venha a Iluminaçao!!!

    ResponderExcluir