sábado, 22 de janeiro de 2011

Cinco inesquecíveis de John Williams


De volta ao assunto trilhas sonoras, nada melhor do que poder relembrar e ouvir de novo cinco dos inúmeros sucessos do compositor John Williams que, aos 78 anos, mantém-se imbatível e com composições que não nos fazem menos do que arrepiar. É por conta dessa característica que escolhi que todos os filmes de hoje seriam guiados pelas notas de Williams e que, como todo e qualquer apaixonado por cinema, não se cansa de ouvir e sentir-se no mínimo bem com o replay da perfeição. Nesta eleição de cinco filmes e cinco trilhas, deixo as pistas daquilo que considero o mais de John Williams, mas também não esqueço de mencionar a dificuldade em escolher 5, apenas 5 entre tantas ótimas!

Poucas notas e uma música que causou arrepios em todos os que assistiam, já na primeira cena do filme, um ataque de um tubarão branco ávido por carne e sangue. Em Tubarão (Jaws) a lembrança de uma das épocas em que o cinema era o estado máximo de deslumbramento.


Ser esquecido em casa na noite de natal. Todos os jovens e crianças e hoje adultos não se cansam de rever esse clássico e inesquecível sucesso de John Hughes. Cuidado com aquilo que deseja, isso pode se tornar realidade. E foi o que aconteceu em Home Alone que ficou na memória de todos bem como seu tema. 


Um arranha-céu em sua noite de inauguração pega fogo e sucumbe junto às milhares de pessoas que festejavam o novo feito da humanidade. Num filme da década de 70, John Williams compõe a agonia em notas musicais com o Inferno na Torre.


Um homem "perde" sua pátria temporariamente e passa a viver, comunicando-se com a pouca habilidade da fala, em um aeroporto, um não-lugar, onde sua identidade não reconhecida para o governo americano passa a ser reconstruída num ambiente em que todos apenas transitam, mas que ele está parado no terminal.

Um ambicioso empresário reconstrói as cadeias genéticas dos dinossauros e consegue fazer com que variadas espécies retornem à vida. O que ele não contava é que a natureza é mais imprevisível que o homem e que a evolução não pára, nem quando manipulada pelas mãos do homem. O inesquecível Jurassic Park é ainda hoje um dos melhores filmes já feitos e não há quem não resista esteja ele passando em qualquer sessão que seja, da tarde, da manhã ou da noite.


Além dessas, John Williams também foi responsável pela composição da trilhas sonoras de Indiana Jones, Star Wars, Harry Potter, A.I. Inteligência Artificial, Os Rebeldes, Louca Escapada, Munique, Memórias de uma Gueixa, Prenda-me Se For Capaz, Minority Report, O Patriota, As Cinzas de Ângela, O Resgate do Soldado Ryan, Sete Anos no Tibet, Sabrina, A Lista de Schindler, Além da Eternidade, Nascido em Quatro de Julho, E.T, Superman, entre muitos outros. Perceberam a dificuldade de se escolher cinco entre tantos, não?! 

2 comentários:

  1. Que viagem relaxante...que presente...sentir e lembrar, tudo ao mesmo tempo! Magnífico John e ... socorro ! Tragam-me um babador! Qtas emoções uma mãe tem. bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei essa tua postagem gurí. Muito boa. Me segue no meu blog? t-saldanha.blogspot.com

    ResponderExcluir