sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Hereafter - Além da Vida

Esta semana fui ao cinema assistir ao último filme - Além da Vida - de um dos meus diretores preferidos: Clint Eastwood. Posso dizer que este é, sem dúvida, mais um filme que ficará entre os meus preferidos do mestre. Clint mantém uma linha muito semelhante aos seus últimos trabalhos (A Troca, The Changeling; Gran Torino e Invictus) no que diz respeito à fotografia, uma trilha sonora muito característica - quase música "Eastwoodiana" - com instrumentos musicais tocando pura e simplesmente suas notas e ao fato de esta não ser uma superprodução, o que dá uma cara especial ao filme. 

Matt Damon repete com o diretor neste filme que é tão diferente e tão especial quanto ao outro. Clint começa a falar sobre experiências de morte ou quase morte. E ele trata o tema guiando todos por um roteiro maravilhoso de Peter Morgan, duas vezes indicado ao Oscar por "A Rainha" e "FROST/NIXON" e que também escreveu "O Último Rei da Escócia" e "A Outra". Em Além da Vida, Peter Morgan e Clint Eastwood abraçam diferentes histórias em diferentes lugares do mundo e, além disso, inserindo tais acontecimentos fictícios dentro de acontecimentos reais. 

As três histórias que são contatas em uma narrativa sutil e sem exageros se dividem entre a jornalista francesa que está de férias na Indonésia e é vítima dos tsunamis que devastaram várias localidades do mundo. A jornalista é mergulhada em uma experiência de quase morte e procura, a partir desse detour em sua vida, um olhar diferente sobre o que aconteceu com ela.

O personagem de Matt Damon é um morador de San Francisco, Califórnia, que, lotado em um trabalho no porto, procura esquecer sua antiga profissão/maldição, como ele mesmo a chama, o fato de ser médium e ter uma habilidade imensa e verdadeira de estabelecer esse contato com o que há além da da vida. Já na Inglaterra os irmãos gêmeos George e Frankie McLaren interpretam Marcus e Jason. O irreparável de sua história é o afastamento dos irmãos que são tão próximos um do outro. Próximos de amizade e de alma. 

Com o revezamento das histórias e a tentativa dos personagens de superarem e evoluirem em seus desconfortos e dores, o filme ganha força ainda mais com atuações que merecem ser aplaudidas, como a de Bryce Dallas Howard (que rapidamente passa pela vida de Damon), dos próprios irmãos McLaren que comovem os que os assistem à ponto de arrancar alguns suspiros e lágrimas; e também a atriz belga Cécile de France (Albergue Espanhol e Bonecas Russas) e outros coadjuvantes. 

Para fechar este relato de alguém que gostou bastante do filme, não deixo de falar da qualidade técnica de montagem e edição do filme, e também das primeiras cenas em que o tsunami devasta de forma brutal e nos choca já nos primeiros minutos. Foi de fato um trabalho maravilhoso a construção dessa cena e isso conta muito para um filme que não tem a pretensão de ser um filme "2012" de efeitos especiais. 


Espero que, surgida a oportunidade, assistam à esse grande de Eastwood, que longe de ser um bravo e violento do velho oeste é um exercício de emoção seguida de emoção. 

2 comentários:

  1. Não gostei desse filme, achei que o desenrolar da estória demorou demais. Eu saí decepcionado no que concerne à estória. Agora, quanto à fotografia, achei boa.

    ResponderExcluir
  2. Nandooooooo do jeito que vc descreveu estou ansiosa pra assistir!!!! Só a trilha sonora já me emocionou! teamo

    ResponderExcluir