terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Entre Irmãos



Pistas do incrível e conceitualmente bem construído poster de Brothers, de Jim Sheridan, pressupõem a ruptura que haverá entre os escolhidos para protagonizar o filme. Tobey Maguire (Homem Aranha), Jake Gyllenhaal (O Dia Depois de Amanhã) e Natalie Portman (Closer). Entre Irmãos é fruto de um relacionamento bastante dificultado entre Sam (Maguire) e Tommy (Gyllenhaal), pois Sam é o clássico exemplo de um filho que é capaz de dar todos os orgulhos a seu pai oficial retirado do exército, enquanto Tommy acabou de sair da prisão. 

O in between dos irmãos é a personagem de Natalie Portman, Grace, que ao mesmo tempo em que cria suas duas filhas, precisa lidar com as frequentes ausências de seu marido quando ele é convocado para representar seu país no Afeganistão. As filhas, ainda pequenas, acabam sendo as primeiras a demonstrar as dores da distância do pai e também mostram suas insatisfações quando isso tem que acontecer. E como já é anunciada, eis que chega a ruptura. Os irmãos se separam, o marido se separa da mulher e das filhas, o pai, cheio de sentimentos pelo filho perdido que não voltou da guerra, extravasa seus ressentimentos no irmão que ficou, praticamente perguntando-se por que não você? 


A morte de Sam rompe por completo a delicada família e em meio à tanta dor, Tommy tenta reparar-se como filho não pródigo e como tio e amigo que nunca foi da família de seu irmão. É nesse momento em que corações partidos tentam reconstruir-se pela dor comum, reconstroem-se até que o que parecia impensável volta a modificar a família. Maguire, Gyllenhaal e Portman formam um trio consolidado neste filme de Jim Sheridan. Desde o trailler mantive boas expectativas por mais de seis meses até que consegui assisti-lo. E digo, elas apenas se superaram. Brothers é o filme sem excessos e sem faltas, está na medida certa e as atuações (de Natalie Portman, Tobey Maguire e Jake Gyllenhaal) tornam o roteiro um majestoso roteiro.    

Um comentário:

  1. Texto perfeito! Descreveu td com a mais intrínseca informação! Maravilhoso!

    ResponderExcluir