segunda-feira, 15 de junho de 2009

Filme

FROST / NIXON

por Fernando Gil Paiva

Frost / Nixon (2008), de Ron Howard, retrata o momento crucial do repórter David Frost (Michael Sheen) com o ex-presidente americano Richard Nixon (Frank Langella), que havia renunciado três anos antes. A entrevista se estrutura tanto na vida do presidente e sua ambições como também nas explicações de seu governo e do escândalo Watergate, ligado a ações ilegais que Nixon estava envolvido contra o partido da oposição e diversas outras atividades ligadas ao presidente.

Entre os filmes que contaram a história de Nixon, pode-se citar também, Todos os Homens do Presidente, com Robert Redford e Dustin Hoffman, que mostra a relação da fonte secreta Garganta Profunda com os repórteres que investigavam o caso.

Já FROST / NIXON se estrutura de modo muito semelhante a um documentário e, sendo assim, tenta nos aproximar cada vez mais de estar vendo a gravação de um programa que é real. Não apenas do lado de quem vê, mas também do lado de quem faz – o lado jornalístico que constrói o momento.

Depois do fim de seu governo, Nixon ainda não havia feito vídeos ou pronunciamentos sobre o modo como deixara o país e nem explicara nada sobre seus escândalos. Enquanto isso, David Frost tentava conseguir a grande entrevista que ele precisava para se consagrar. Quando o secretário de Nixon telefona para Frost concedendo a entrevista praticamente milionária, Frost não encontra nenhuma emissora capaz de comprar a entrevista a ser feita. Um: não por se tratar da grandeza do que poderia ser; Dois: por se tratar de quem era o mediador de uma conversa com um dos homens que melhor sabia lidar com as palavras a fim de persuadir.

Mesmo não tendo apoio de nenhuma emissora com a entrevista, Frost aceitou o pagamento de mais de U$ 600.000 dólares (por conta própria, o que mostra um bom padrão para um jornalista não tão bem sucedido) para obter a conversa que seria dividida em quatro etapas. Frost teve ajuda de alguns estudiosos e analistas que contribuíram no sentido de saber lidar com o ex-presidente de modo incisivo e que ele não pudesse recuar. Algo que não aconteceu nos primeiros dias e que vemos as palavras de Nixon só rebaterem um Frost emudecido e praticamente sem reações.

A sucessão dos fatos, contada pelo filme e pela Hisória releva a reviravolta que surpreendeu até mesmo a equipe que acompanhava o entrevistador. Frost consegue fazer com que o ex-presidente fique desarmado em suas ações e palavras. A entrevista milionária foi assistida por milhões de americanos e rendeu a Frost o reconhecimento por seu trabalho. E à Nixon o que ele não esperava, talvez uma possível candidatura, o que não aconteceu.

Como jogada de jornalismo e também de risco, Frost conseguiu o que queria, mesmo achando que não daria mais certo. E de uma forma ou outra, o investimento na entrevista lhe rendeu mais do que ele esperava. Muito mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário