quarta-feira, 3 de junho de 2009

r.i.z.o.m.a

por Fernando Gil Paiva

O termo rizoma, sem fugir muito do conceito de classificaçao de raiz na biologia, é algo que se faz por meio de uma trama, uma trama infinita e interligada por pontos em comum que vão se somando, multiplicando e levando a outros pontos e tramas. Cada ponto que liga duas linhas gera um novo significado, uma nova apreensão. Cada nova trama é mais uma trama dentro do universo de significados que podem estar claros para o espectador que está mergulhado nesse mundo ou podem ser significados difusos e implícitos dentro de outros conceitos. Os idealizadores do conceito para este viés foram Gilles Deleuze e Félix Guatarri, que fizeram das interconexões, ilimitado espaço de fundição (de conteúdo, de idéias e de material reflexivo). O rizoma não tem fim, portando cada ser/ponto que passa é algo que é perpétuo e efêmero na sua estada. Cada partícula formadora é um elemento que tem seu pequeno significado que pode ou não ser abrangido pelo próximo ponto que vem. Pela linha que passa. Pela trama que contém.

O rizoma do elefante

O elefante, em si.

O Homem Elefante, baseado em fatos reais. Aqui, dirigido por David Lynch.

A viagem do Elefante de José Saramago.

O elefante em si, de marfim.

Elefante, dirigido por Gus Van Sant.

O elefante Babar, que foi à TV em 1989.

Ganesha, deus Indiano.

3 comentários:

  1. eu qro ver o filme do Elefante
    tem pra me emprestar???
    *.*

    ResponderExcluir
  2. O rizoma é algo intrinseco de nosso ser? Hum... então se a biologia é o estudo da vida ...podemos acreditar que viver bem é aliar vários rizomas que irão conectar a nossa essencia !

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto, vai de encontro à física quântica da qual sou amante e estudante. Acredito muito nisso tudo...rizomas, arquétipos, tramas, linhas que nos ligam, e principalmente na conexão energética de nossos pensamentos sentimentos e ações, e deve ser por isso que gosto tanto tanto das suas poesias, textos, rabisquim no papel...enfim da sua energia, que é tudo de bom!!!

    bejo no seu coração!

    ResponderExcluir