terça-feira, 26 de maio de 2009

Colcha de Retalhos = Pano Para Manga

por Fernando Gil Paiva

Esse é um assunto clássico que ronda as conversas familiares, de amigos, colegas de trabalho - a infância e as coisas que acreditamos que são verdade e que fazemos para que seja verdade.

Era comum imaginar muito além da verdade, pensar em respostas ou soluções para coisas que sequer sabíamos. O pior de tudo era achar que estávamos fazendo a coisa certa, mas na verdade, não era nada além de pura ingenuidade, boa ingenuidade.

Então, eu fiquei me lembrando de coisas engraçadas que aconteceram comigo, por conta desses "achismos"... A primeira nelas, não necessariamente na ordem: quando era criança minha mãe sempre me dizia que era bom e importante que eu comesse açúcar mascavo, mas acho que por algum tempo ela não soube porque eu nunca fui muito fã dele. O fato é que quando ela falava que eu ia comer o tal do açúcar mascavo, eu nunca entendia mascavo e sim, mascaDO! Daí já viu o que minha vasta imaginação não fazia... Igual aquelas pessoas que ficam pisando em uvas pra fazer vinho, ficava eu pensando no povo comendo açúcar, mascando açúcar. Depois eu descobri que era mascavo. Ufa!


A história do Egito.
Eu sempre achei muito legal tudo que é relacionado ao Egito. Eu ficava pensando em como seria visitar as pirâmides, andar em camelos. Infelizmente, pra mim era tudo um sonho muito distante já que eu nunca me via viajando de um planeta à outro porque eu achava que cada país era num planeta diferente. Não sei bem como eu cheguei a essa conclusão e nem porque eu só imaginava esse tipo de viagem desde que fosse para o Egito, especificamente. Bom, acho que deve ter sido pela paisagem e pela quantidade de areia. Mas hoje eu rio muito disso. Como pode, não?


Uma engraçada também foi mais ou menos nessa época dos cinco, seis anos. Eu inventei de comer o resto de um doce de caju que era vendido numa caixinha azul com uns desenhos amarelos (será que eram cajus desenhados?). Eram uns cubinhos cobertos de açúcar cristal que nem hesitei em comê-los. O que aconteceu depois foi que minha mãe achou a caixa vazia e viu que já tinha passado da validade. Assim como eu não hesitei, ela também não e quis que eu vomitasse o doce. Ela tentou com uma colher, mas não conseguiu. Eu não vomitei e nunca passei mal por causa do doce. Fiquei muito tempo sem comer esse doce de novo, e desde então acho que eu passei a olhar a validade das coisas.


Deixo a quarta história pra 'cor dos olhos'. Eu sempre fui condicionado a acreditar que a cor da verdura é igual a cor dos meus olhos. Tão certo como matemática. Se eu comesse alface ou qualquer coisa verde, olhos verdes eu teria. Quando eu comia beterraba ficava imaginando os olhos vermelhos nas fotos. Depois ficava me perguntando o que eu precisaria comer pra ter os olhos azuis. A coisa que me lembro é que eu ficava pensando como eu iria fazer pra comer uma nuvem. Ponto.


A mais absurda de todas ficou pro fim, claro! Sabe a história de: "caiu no chão, joga fora. Se der, lava"? Hoje até tem gente que se vale da regra dos três segundos, algumas usam a dos dez segundos para alguma coisa (e eu to falando de comida) que cai. Bom, esse episódio marco da minha vida aconteceu quando eu estava andando no quintal da minha casa, que numa certa tarde estava molhado porque tinham acabado de lavar. Eu estava andando com aquele pedaço de bolo de chocolate na mão, quando de repente... já sabe né? Até que não tinha ninguém olhando, mas eu resolvi fazer o que sempre me foi dito "caiu no chão, joga fora. Se der, lava". Será que dava pra lavar? Eu achei que sim. Fui no banheiro de casa e coloquei o bolo embaixo da água corrente. Coloquei o bolo na boca e joguei fora. Não tinha como lavar. Era pra ter jogado fora mesmo.


Acho que chega né. É pra rir mesmo de tanta ladainha numa só cabeça!
Rsrsrsrs...

4 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...
    ai ai ai....chorei de tanto rir...mesmo porque, eu lembro de algumas dessas histórias,não poderia esquecer tb da cualha, do clarto e da claravela!
    Bejão Nando!

    ResponderExcluir

  2. acho q foi o post seu q eu maaaais amei até hj! xD
    pq Egito? oras! pq Egito é perfeito! é nos vamos um dia, não se esqueça!

    hauhauhauahua
    cara, como assim induzir o vomito pq tava passado da validade... uma hr ele ia sair msm!!! kkk

    comer nuvem... deve ter a textura de algodão doce! ^^

    realmente, bolo lavado não deve ser mto bom :p

    ResponderExcluir
  3. Isso é coisa de criança como é bom...vale mesmo de lembrança!! legal neh As crianças são puras por isso estão próximas ao criador!! bjs

    ResponderExcluir
  4. "Era comum imaginar muito além da verdade, pensar em respostas ou soluções para coisas que sequer sabíamos."

    tem certeza que ERA comum??

    fernando: menino grande...ou será grande menino?

    adorei...bjos

    ResponderExcluir