domingo, 3 de maio de 2009

Começou a girar...

por Fernando Gil Paiva

Ontem tive a oportunidade de ir ao recomeço do festival Palco Giratório no Sesc Arsenal de Cuiabá, um período de um mês de peças de todo o Brasil que já tenho a oportunidade de acompanhar pelo terceiro ano e que só tem me agradado.

A primeira vez foi totalmente por acaso, e por pouco não perdi o espetáculo Viagem ao Centro da Terra da Cia. Teatro Artesanal do RJ, que tanto me agradou. Porque Julio Verne foi o primeiro grande autor que eu li e coincidentemente esse mesmo livro. Lembro de ir à biblioteca, olhar aquele livro antigo e de quase 300 páginas. Eu perguntava a mim mesmo se iria conseguir ler tudo aquilo.

Já o espetáculo foi ótimo, com os atores se trocando ali no palco, na frente do público, interação de bonecos, projeções em meios audiovisuais, um pouco de teatro de sombras e mais, muito mais já que o enredo permitia.

No ano passado, a que mais me marcou foi a peça "O pupilo quer ser tutor" que tem como característica principal o silêncio. Dois personagens, apenas com seus olhares, gestos e posição de palco, guiaram a história por mais de 50 minutos... Mais uma vez, o teatro das novas explorações, que a mim muito agrada.

O pupilo quer ser tutor. Na imagem, o tutor.

No recomeço do ciclo, tenho boas espectativas para esse ano. A primeira foi "100 Shakespeare", da Companhia Pia Fraus, de São Paulo. Confesso que depois de ter visto, fiquei com vontade de ter conhecido mais Shakespeare antes de ter ido à peça. Mesmo assim, tudo foi muito proveitoso, já que a estética da peça, os diferentes recursos para os 43 bonecos manipulados pelos 4 atores em palco, mais cenas de luz negra, lanternas, estiveram em boa sintonia. Os bonecos eram bem diferentes, tanto no que diz respeito ao tamanho, quanto à forma e aos meios de interação com seu manipulador. Mais um ponto aqui!

No decorrer da peça, os personagens mais marcantes de Shakespeare iam se delineando sem contar ao público quem era quem. Com isso, já ficava aquela ponta de tributo a cada um deles. É por isso que disse que eu quis conhecer todos eles ou grande parte deles, pois poderia ter sido algo realmente interessante o fato de identificar as subjetividades da peça. E esse fator acho que foi um tanto quanto presente. Mas a própria intenção da peça acredito que tenha sido esse, de gerar novas e múltiplas interpretações seja para o conhecido ou para o desconhecido!

Cena de "100 Shakespeare"

Depois, resolvi entrar no site da companhia Pia Fraus e lá encontrei mais sobre minhas curiosidades shakesperianas...

Trecho do release do site:
Apesar da grande beleza dos textos shakespearianos e da força de seus versos, a opção por suprimi-los trouxe à tona, de uma forma totalmente imagética, a riqueza humana de suas obras. Aprofundando-se em seus personagens é possível reconhecer seus medos, desejos, paixões; sentimentos que existem em cada um de nós e que compõem a figura humana. Percebe – se que Shakespeare vai muito além do retrato de uma época: ele disseca o homem em sua essência.Nessa motivação foram criadas “cenas sínteses”, selecionadas de nove peças do dramaturgo inglês: Hamlet, O Mercador de Veneza, Romeu e Julieta, Macbeth, Otelo, Sonho de uma noite de Verão, Rei Lear, Ricardo III e Titus Andrônicus. Releituras muitas vezes bem - humoradas feitas a partir das impressões pessoais de cada um que ajudou a criar essa montagem, e que propõem um ponto - de - vista muito particular sobre cada texto.O espetáculo é realizado em espaços pequenos e com uma iluminação que cria uma atmosfera intimista, aproximando o público dessas sensações e convidando - o a enxergar além das peças escolhidas, tornando - o mais um nessa releitura das “emoções Shakespearianas”.

Cena de "100 Shakespeare"

2 comentários:

  1. Venha conhecer meu blog!!!
    Muitas dicas di Moda pra você!!!
    Beijus
    Rostyle.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Fernando! =)

    Que bom ver o teu comentário e saber que você também tem um blog. Vou visitá-lo sempre!

    Quanto ao Palco Giratório, realmente vale muito a pena conferir a programação, com uma peça melhor que a outra.

    Adorei o blog! ;)

    Abraços.

    ResponderExcluir