quarta-feira, 20 de maio de 2009

Laços de Família Ao Entardecer
por Fernando Gil Paiva

"O marido repetiu-se a pergunta que, mesmo sob a sua inocência de frase cotidiana, inquietou-o: aonde vão? Via preocupado que sua mulher guiava a criança e temia que neste momento em que ambos estavam fora de seu alcance ela transmitisse a seu filho... mas o quê? "Catarina", pensou, "Catarina, esta criança ainda é inocente!" Em que momento é que a mãe, apertando uma criança, dava-lhe esta prisão de amor que se abateria para sempre sobre o futuro homem. Mais tarde seu filho, já homem, sozinho, estaria de pé diante desta mesma janela, batendo dedos nesta vidraça; preso. Obrigado a responder a um morto. Quem saberia jamais em que momento a mãe transferia ao filho a herança. E com que sombrio prazer. Agora mãe e filho compreendendo-se dentro do mistério partilhado. Depois ninguém saberia de que negras raízes se alimenta a liberdade de um homem. "Catarina", pensou com cólera, "a criança é inocente!" Tinham porém desaparecido pela praia. O mistério partilhado".
Trecho de "Laços de Família", de Clarice Lispector.

Anos atrás, ainda embebidas pelo suor da juventude, as alegrias dos futuros casamentos, da gota de álcool que escorria pelo lábio e as festas à noite à beira mar, as amigas - melhores - sondavam ainda o que seriam a partir de suas especulações.

Lila e Ann são contadas por meio da interposição de flash backs do passado com a atual condição de Ann no presente, que está em uma cama, desintegrando-se nela. Lembrar-se do passado, não era, entretanto, mater vivo o pássaro da memória, mas trazê-lo de volta para que se pudesse reanimá-lo. Cada ato negado, segredo selado, hesitação domada, atitude controlada, tudo parece tê-la direcionado ao abraço dos lençóis.

Claire Danes (Ann) e Mamie Gummer (Lila) em Ao Entardecer

Sob os cuidados das duas filhas, nos emaranhados laços de família, Ann reviveu os fragmentos das suas mais latentes memórias, principalmente as que rondavam Lila, que não tinha mais o contato de "melhor" e também de Harris, aquele que ela mesmo diz, todos amavam.

Mas o que eram os laços naquele momento senão uma linha esparramada que estava sendo enrolada ou o próprio desatar de seus nós para voltar a ser novelo?

Na manhã de domingo, minha filha!
ponha o laço cor-de rosa no cabelo
vista o vestido de festas
e olhe para a janela antes que as primeiras
ondas apaguem as mensagens da areia
prove as últimas balas de açúcar cande
como se fossem as últimas balas
corra na areia e sinta sua identidade
impressa. sem pressa.
e viva ou prolongue as boas sensações
os períodos bons que você assim considera
agradeça à felicidade clandestina
mas não se perca na clandestinidade
há mais areia em outras praias
como outros doces em outras balas
se for sair com vestidos novos
saia, apenas, com a certeza de que será
peremptório. e será sempre.

Vanessa Regdrave e Meryl Streep já estiveram juntas há muitos anos atrás (em 1977) quando Meryl gravava seu primeiro filme chamado "Julia", que também participava Jane Fonda. Em Julia, Meryl era Anne. Em "Ao Entardecer", Vanessa é Ann. Um belo laço de recordação. Os laços continuaram a ser dados, o pacote merecia a decoração à altura. Quando Ann relembra seus tempos antigos é Claire Danes quem a vive. Mamie Gummer vive a Lila de tempos passados. Outro laço. Mamie Gummer é filha de Meryl Streep. Lilas - mãe e filha, filha e mãe.

Meryl (Lila) e Vanessa (Ann) em Ao Entardecer


Mamie Gummer e sua mãe, Meryl Streep

Como mencionado, Ann, depois de ter se separado da convivência com a melhor amiga, teve duas filhas em seu casamento, representadas por Toni Collette e Natascha Richardson (que é filha de Vanessa Redgrave) - mãe e filha, filha e mãe. Na ficção, a filha vê e se prepara para a despedida da enfraquecida Ann, a mãe. Na vida real, sem qualquer preparação, a mãe se despediu da filha. Mas isso apenas deixo como boa memória à partida tão prévia de Natascha Richardson no mês de março após um acidente de esqui no Canadá. Laços de família. Passos na areia e a onda que vem, mas que não apaga. Ouço o som de reflexão, da fita que amarra... do nó que é terno. eterno.

Natascha e Vanessa, mãe e filha em Ao Entardecer

Natascha Richardson (1963-2008) e sua mãe, Vanessa Redgrave.

No link abaixo, trecho do filme em que Ann (Claire Danes/Vanessa Redgrave) canta no casamento de Lila (Mamie Gummer / Meryl Streep) a música "Time After Time". Tempo após tempo.

http://www.youtube.com/watch?v=CwDklR1LOL8

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oi Nando, já li o livro e vi o filme...fiquei impressionada com a belíssima amarração dos textos e tb pela viagem quântica das histórias com as palavras de Clarice...parabéns querido poeta!

    ResponderExcluir