quarta-feira, 27 de maio de 2009

Releituras Musicais

para Cinemas Audiovisuais
por Fernando Gil Paiva

Ano passado foi o grande momento para relembrar músicas das décadas de 70, 80, trazidas diretamente para os filmes de 2008. Foram dois os grandes destaques que marcaram e também inovaram a categoria "musical".
O primeiro deles foi o filme "Across The Universe", que de um modo muito bem montado encaixou as letras das músicas dos Beatles com as falas dos personagens, encaixando momentos, emoções e sensações. Os próprios protagonistas carregavam a honra dos nomes como Lucy e Jude. As músicas não apenas foram bons argumentos, mas os argumentos certos para as histórias que um dia foram contadas, para as gerações dos nossos pais, tios... e que hoje se veem sob uma nova vestimenta, mas com as mesmas palavras.


Hoje, é possível renascer, revisitar e reler o que há de tão intenso num nome que está longe de ficar sem um mínimo de foco - The Beatles.

Hoje, também é possível renascer, revisitar e reler ABBA sem necessariamente estar em uma festa de formatura ou ouvindo mais um remix the "Dancin' Queen" em algum lugar diferente. A notícia do musical baseado nas letras do grupo também veio para arrebatar bilheterias (e assim o fez em seu país de origem - a Inglaterra) e para trazer de volta músicas que a gente apenas dizia "já ouvi em algum lugar, não me lembro do nome, nem quem canta". Dá para saber também que foi de "Gimme, gimme, gimme" que a Madonna tirou o som inicial de "Hang Up". Bom, além de tudo isso, ainda tinha o elenco... ela é claro, Meryl Streep... e cantando! Amanda Seyfried, Pierce Brosnan, Clin Firth e outros também estavam no grupo. E como musical que é, assim se consagrou... com a história de um casamento, da descoberta do pai verdadeiro, dos momentos mãe e filha... O filme foi selado como um sucesso. E concordo, para ambos.


Amanda Seyfried, a voz de Honey, Honey!

Depois de The Beatles e o ABBA, imagina que o próximo será The Mamas and The Papas! Não, é só brincandeira, mas de um jeito interessante isso poderia voltar a se repetir.

Um comentário:

  1. Sou suspeita para falar que td isso é D+ !! Vc cresceu ouvindo esses ritmos...aí ficou gravado na sua memoria e quiça na sua alma, já que falar de música e arte é algo transcendental...Se algumas vezes nos perguntamos o por que de tantas coisas...a cada dia vai dando um clic - desnudando os nossos místérios !! muito obrigada

    ResponderExcluir