quinta-feira, 7 de maio de 2009

Estômago Brasileiro

por Fernando Gil Paiva

No início da semana, já depois de algum tempo querendo ver o filme Estômago, consegui assisti-lo. Não quis ler a sinopse, nem saber muito sobre o nome tão exótico e gastronômico. Eu ia só começar a ver, por curiosidade mesmo, mas depois não consegui... e vi até o fim!
Cena de "Estômago"
O que é instigante e interessante no filme não é apenas o tema da comida que permeia a vida do personagem Raimundo Nonato interpretado por João Miguel (que descobre a paixão e o dom com a culinária), mas o modo como existe um paralelo de momentos que ele pertence. As transições, entre um tempo e outro, são de tal modo sutis e bem dispostas que não nos fazem perceber a troca de lugares nem o salto no tempo, o que torna tudo mais interssante.

A condução e conexão dos momentos se dá por um forte argumento, que também existiu no filme Quem quer ser um milionário?, que foi o da justificação. No brasileiro de Marcos Jorge, Raimundo Nonato justifica seus saberes pela justificação de um conhecimento prévio que contribuiu para que ele pudesse lidar com as situaçãos imprevisíveis em um outro ambiente. O mesmo ocorreu com Jamal Malik (interpretado por Dev Patel, no filme vencedor de Danny Boyle) que justifica ter ganhado o milhão com os eventos esporádicos, randômicos e cármicos ocorridos em sua vida, sem falar na sorte e coincidências.

Cena de "Quem quer ser um milionário?"

Estômago e Quem quer ser um milionário? possuem essa característica em comum e ambos merecem ser degustados, seja por estômagos ávidos pela boa alimentação, seja por estômagos de uma cultura que tem fome literal.

Sinopse: Raimundo Nonato (João Miguel) acaba de chegar a São Paulo vindo do Nordeste. Ele não tem dinheiro algum, muito menos lugar para ficar. Quando consegue um trabalho informal num boteco, começa a mostrar sua verdadeira aptidão: a culinária. Sua coxinha logo faz sucesso e sua reputação faz com que consiga um trabalho num restaurante italiano. Ele se apaixona por Iria (Fabiula Nascimento), uma prostituta que adora comer. Paralelamente, também acompanhamos seu dia-a-dia na prisão, onde Nonato é preso por um crime não-explicado – pelo menos em grande parte do filme. Lá, seus dotes culinários fazem com que seu espaço cresça cada vez mais.

3 comentários:

  1. eu nuna ouvi falar desse filme
    mas fiquei com vontade de ver
    dei uma sumida e naum tava comentando aki
    mas tava com tempo nem de att meu blog
    postei só um desenho rapidaum =T
    comenta nomeu tmb o/

    eu qria saber como vc arruma tempo pra td q vc faz! vc att aki sempre

    ResponderExcluir
  2. ps: só pq eu naum tava vendo vc fez tributos a frida!!! eu adorooo ela! mas só o vi o titulo, ainda naum li, vou ler agora, só qria deixar por escrito minha revolta! devia te me avisado ¬¬
    kkk
    :p

    ResponderExcluir
  3. No filme quem quer ser milionário falta comida...e neste tbém? E pensar que existem tantos desperdicios e desniveis sociais...!!Todavia, a vida nos mostra que são nas adversidades que encontramos força p/ vencer!! "O sol nasce pra todos só não sabe quem não quer..." bjs

    ResponderExcluir