terça-feira, 7 de abril de 2009

08 de Abril de 1719

por Fernando Gil Paiva

No início de 2005, já era sabido que eu viria para Cuiabá fazer o terceiro ano para melhor me preparar para o vestibular. Moraria com meu irmão, que hoje é médico, e me dedicaria aos estudos. Confesso que vir à Cuiabá antes do definitivo era algo difícil e complexo, mas valia por ver meus irmãos. Parecia que era muito mais longe, não sei se muito mais quente, mas era algo muito distante daquilo que eu vivia desde os 11 em Primavera do Leste.

Hoje, em 2009, como disse meu irmão já se formou (e também minha irmã e também minha mãe) morar sozinho é como aprender a morar em um lugar diferente. Cuiabá mudou completamente sua imagem e continuará sempre assim. Por exemplo, o longe já não o é mais, pois chegar em Primavera só parece um passo um pouco maior, a questão fica mais com o tempo. Depois tem o calor, como é quente aqui. Mas isso é algo que nos acostumamos, depois desacostumamos, reclamamos e continuamos. E o trânsito, que torço pra não ver com banalidades as fatalidades de pessoas em desatino.

Já consigo sentir falta daqui quando fico muito tempo longe, pois a correria do dia a dia já faz parte de mim. Ter aulas, dar aulas, correr, comer, estudar, escrever, escrever... Mas nada a reclamar, só a agradecer. Enfim, é claro que quero lembrar o aniversário de Cuiabá, mas para amenizar o já existente desconforto da temperatura, prefiro não acender 290 velas para não aumentar o calor. Apenas dizer meus parabéns!


É muita história pra ser contada, são muitas pessoas e lugares que constroem um imaginário e um real hiper real. Morro da Luz, Maria Taquara, Praça da República e as pouco percebidas quatros estátuas das estações do ano, Avenida Fernando Corrêa, Isaac Póvoas, Miguel Sutil, Jardim Guanabara, UFMT, Sesc Arsenal, Centro de Eventos Pantanal, SEST Senat, lugares que pertencem ou pertenceram por caminhos trilhados nesse mapa rizomático.
“Todos os dias é um vai-e-vem
A vida se repete na estação
Tem gente que chega pra ficar
Tem gente que vai pra nunca mais
Tem gente que vem e quer voltar
Tem gente que vai e quer ficar
Tem gente que veio só olhar
Tem gente a sorrir e a chorar
E assim, chegar e partir”.

Gravando em Cuiabá. Foto de Lais Dias.

P.S.: E parabéns para Juliana Kobayashi, vulgo, Dudi... vulgo, anime em pessoa ^^

Fonte das demais fotos: Google Imagens.

2 comentários:

  1. nhaaaaaaa >.<
    q lindo, tem uma dedicatória pra mim!!! \o/
    e linda as fotos
    e vc esqeuce nessa parte: "Ter aulas, dar aulas, correr, comer, estudar, escrever, escrever... " q vc seeempre arruma um tempinho pra ver filme com a gente!!! ;D

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Cuiabá !! Parabéns Fernando!! As lágrimas escorrem de tanta emoção...Na sua fala td é paixão! teamo

    ResponderExcluir