sábado, 25 de abril de 2009

Ladies Fake (Ladies Falsas)
por Fernando Gil Paiva

"O cego ergueu a mão diante dos olhos, moveu-as, Nada, é como se estivesse no meio de um nevoeiro, é como se tivesse caído num mar de leite, Mas a cegueira não é assim, disse o outro, a cegueira dizem que é negra, Pois eu vejo tudo branco..."*

As velhas senhoras, em sua concepção, mesmo tendo os olhos perfeitos e a expresão do entendimento e surpresa por algo visto, jamais puderam ou poderiam ser providas da visão e muito menos da cegueira, fosse negra ou fosse branca. Os olhos não viam, o cérebro não via.

E quanto a nós que as vemos? Vemos com nossos olhos ou vemos com nossos cérebros? E o que pode ser por nós interpretados como verdade?
As senhoras, isoladas e sozinhas, no não-ser vivem pelos olhos dos outros, não pelos seus.
"Veja como olham!", disse a da esquerda. A que a olhava querendo tocá-la.
"Está bem menor, não?" "Parece que sim" respondeu em atenção.
Mas é como se fosse verdade. Não deixa de ser. É a verdade delas.

Nós que as vemos agora as compreendemos.




Esculturas super reais de Ron Mueck, nascido na Inglaterra em 1958.
E muitos ainda creem em tudo que os olhos vêem...
*Trecho de "Ensaio Sobre a Cegueira" de José Saramago.

3 comentários:

  1. Crer em tudo que os olhos veem ...ou Crer no que os olhos não veem...
    Quanto dilema para nós mortais que olhando para alguém que cremos, acreditando na sua fala, somos vitimas do seu engodo!Precisamos dos olhos da alma... e não de falácias!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossaaa muitooo legalll o blog!!! Tinha q ser meu primo mesmo kkkk muito Xikkk parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  3. meu deus! as tias naum eram d vdd! kra! q escultor maravilhoso!!! *.*

    "E muitos ainda creem em tudo que os olhos vêem..."
    vdd..

    ah! fê, eu meu scanner quebrou a uns 3 anos atras, eu tiro foto dos meus desenhos! :p

    ResponderExcluir