quarta-feira, 29 de abril de 2009

O Escafandro e a Borboleta

por Fernando Gil Paiva


Chega em DVD o novo clássico "O Escafandro e a Borboleta", de direção de Julian Schnabel.
Escafandro não é só bom, mas é diferente e tem uma nuância lírica muito diferente de outros filmes. São poucos os que conseguem fazer com que o espectador esteja realmente dentro de seu personagem chave e, se ainda não viu, acredite ou não, você fica dentro dele!
O filme é baseado na história do editor da revista Elle francesa, Jean-Dominique Bauby.
O grande drama se resume a ver - sob o ponto de vista de Bauby - o que/ e como se pode viver após um devastador derrame que lhe dá apenas o piscar do olho esquerdo como único meio de comunicação dele para com qualquer pessoa ou elemento externo.
E não apenas isso, é através de seus olhos que conhecemos a vida incrível e incrivelmente bela do editor, que é narrada por ele mesmo. Como feito final, ele consegue escrever seu livro, mas não em um piscar de olhos, em milhares de piscar de olhos. Uma obra de calma, paciência e de muita intenção (para ele que se comunicou e para quem arduamente o interpretou). Vale a pena pela beleza e por ser tão simétrico quanto uma lei áurea.

Poster do Filme

Um comentário:

  1. Fernando você me fez lembrar daquele momento histórico que vamos buscar nos filmes...nem que seja em uma frase que faz a diferença !!!QUERO ASSISTIR!!! Bjs

    ResponderExcluir