terça-feira, 28 de abril de 2009

por Fernando Gil Paiva
SER

De manhã na cozinha sobre a mesa vejo o ovo. Olho o ovo com um só olhar. Ime­dia­ta­men­te percebo que não se pode estar vendo um ovo. Ver um ovo nunca se mantém no presente: mal vejo um ovo e já se torna ter visto um ovo há três milênios. — No próprio instante de se ver o ovo ele é a lembrança de um ovo. — Só vê o ovo quem já o tiver visto. — Ao ver o ovo é tarde demais: ovo visto, ovo perdido. — Ver o ovo é a promessa de um dia chegar a ver o ovo. — Olhar curto e indivisível; se é que há pensamento; não há; há o ovo. — Olhar é o necessário instrumento que, depois de usado, jogarei fora. Ficarei com o ovo. — O ovo não tem um si-mesmo. Individualmente ele não existe.

(Trecho da Crônica O ovo e a galinha de Clarice Lispector).
PENSAR

“O cérebro eletrônico faz tudo
Faz quase tudo
Faz quase tudo
Mas ele é mudo

O cérebro eletrônico comanda
Manda e desmanda
Ele é quem manda
Mas ele não anda”

Versos de Cérebro Eletrônico, música escrita por Gilberto Gil.

AGIR

"...se antes de cada acto nosso, nos puséssemos a prever todas as consequências dele, a pensar nelas a sério, primeiro as imediatas, depois as prováveis, depois as possíveis, depois as imagináveis, não chegaríamos sequer a mover-nos de onde o primeiro pensamento nos tivesse feito parar".

(José Saramago, Ensaio Sobre a Cegueira)

2 comentários:

  1. Heeeii Nando...arrasou hein!!!
    Muito bom deixar brotar toda a santa doce loucura insana de todos nós!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Ser, pensar e agir... três momentos que se tocam ...porém a tênue distância que encontram-se esses momentos nos deixam a pensar...PENSAR- articular estratégias p/traçar... Agir-tomar uma decisão sair do conforto do dia a dia e ir a luta ...para quê? CONSTRUIRMOS O SER ORA! E o que é mais importante p/ o SER? Depende. DE Você e o onde pretende chegar...

    ResponderExcluir