terça-feira, 21 de abril de 2009

Piaf
No Baile do Acaso

por Fernando Gil Paiva


“Numa bela tarde de maio de 1945, eu estava sentada diante de um cálice de porto, num cabaré dos Champs-Élysées, com minha amiga Marianne Michel. Natural de Marselha, ela estreara com sucesso em Paris e buscava uma música que lhe desse projeção.

- Por que você não faz uma música para mim? – perguntou.
A melodia de “La vie en rose ” estava escrita e cantarolei para ela, que gostou e pediu que terminasse a canção – ainda sem letra e sem título.
- Combinado! – Exclamei. – E é pra já!
Ao dizer isso, peguei a centa e rabisquei os dois primeiros versos na toalha de papel:

Quand Il me prend dans ses bras,
Je vois lês choses em rose...

Marianne fez uma careta.
- Você gosta desse “as coisas” (choses)? Não fica melhor “a vida”?
- Boa idéia!... E o título vai ser “La vie em rose”... O título é seu. E corrigi:

Quand Il me prends dans ses bras,
Je vois la vie en rose...”
Trecho de “Piaf – No Baile do Acaso”, de Edith Piaf. Editora Martins Fontes.

A música que Piaf tão belamente escreveu foi recusada, recusada e recusada mais uma vez.
Ninguém aceitaria algo que iria ser lançado para não ser cantado por sua voz. Marianne Michel lançou a ‘La vie em rose’ que começou a ser largamente disseminada no mundo. Edith Piaf apenas cantou-a pela primeira vez dois anos depois de seu lançamento.

“Quando ele me toma em seus braços
Eu vejo a vida cor-de-rosa”

Assim, de modo quase casual, brotava da informalidade dos pequenos encontros, a erudição das palavras. Piaf derivou de sua vida um tanto inspiradora muitas e muitas canções que soariam no mundo todo, no topo do mundo. Como consequência justa e direta, nada mais que a eternização da face, das mãos e da voz que fervia e transbordava de vida e vontade de viver e cantar.

2 comentários:

  1. Viva Piaf! Que lição p/ tds os artistas- inclusive você... aquela repercursão do público artista! Vejamos, qd o artista encontra-se conectado c o público de sua geração ...surge concomitantemente o sucesso! PORÉM QDO A RESPOSTA APARECE DIVERGENTE ... com certeza será momentanea pq fatalmente irão reconhecê-lo ...os tais incompreendidos p/ sua época!!..

    ResponderExcluir
  2. eu naum vi o filme ate hj xD

    ResponderExcluir