terça-feira, 14 de abril de 2009

D - O - G - M - A - 9 - 5
por Fernando Gil Paiva

O movimento cinematográfico Dogma 95 nasceu de um manifesto assinado na Dinamarca a 13 de março de 95. Os autores foram os cineastas dinamarqueses Thomas Vintenberg e o consagrado Lars Von Trier (Dogville, Ondas do Destino, Dançando no Escuro).

Mas do que se trata o manifesto?

A idéia surgiu em prol de um cinema mais natural, original ao invés do comercial. As regras estabelecidas para que o filme pudesse adquirir o selo de reconhecimento DOGMA 95 rondavam critérios como não inserir pós-produção com inserções sonoras, efeitos especiais, edição, etc. O filme deve acontecer de modo que esses elementos estejam contidos desde seu momento de execução e gravação.

Abaixo, os dez mandamentos:
1- As filmagens devem ser feitas em locais externos. Não podem ser usados acessórios ou cenografia (se a trama requer um acessório particular, deve-se escolher um ambiente externo onde ele se encontre).
2- O som não deve jamais ser produzido separadamente da imagem ou vice-versa. (A música não poderá ser utilizada a menos que ressoe no local onde se filma a cena).
3- A câmera deve ser usada na mão. São consentidos todos os movimentos - ou a imobilidade - devidos aos movimentos do corpo. (O filme não deve ser feito onde a câmera está colocada; são as tomadas que devem desenvolver-se onde o filme tem lugar).
4- O filme deve ser em cores. Não se aceita nenhuma iluminação especial. (Se há muito pouca luz, a cena deve ser cortada, ou então, pode-se colocar uma única lâmpada sobre a câmera).
5- São proibidos os truques fotográficos e filtros.
6- O filme não deve conter nenhuma ação "superficial". (Homicídios, Armas, etc. não podem ocorrer).
7- São vetados os deslocamentos temporais ou geográficos. (O filme se desenvolve em tempo real).
8- São inaceitáveis os filmes de gênero.
9- O filme deve ser em 35 mm, padrão.
10- O nome do diretor não deve figurar nos créditos.

Poster Italiano Para Principiantes, que recebeu o Dogma 95.

Lars von Trier, tem como contribuição o filme Os Idiotas, o segundo a conseguir o certificado.
Sinopse do filme: Trata-se da história de um grupo de pessoas que fingem ter problemas mentais para conseguir regalias, se divertir e incomodar as pessoas, usando como argumento que é preciso deixar aflorar o lado idiota que existe em cada um e expor a hipocrisia burguesa.

Poster de - Os Idiotas

O novo filme do diretor mais lembrado pelo Dogma, entretanto, não receberá tal certificado. A previsão para a chegada de seu primeiro terror no Brasil – Anticristo – deve ser ainda nesse ano. O filme de Lars foi rodado na Alemanha e tem no seu elenco principal o ator Willem Dafoe (de Homem Aranha 2) e Charlotte Gainsburg (de Novo Mundo). O filme conta a história de um casal que se muda para uma cabana isolada após a morte do filho único. A partir disso, resta o nome do diretor e seu objetivo de fazer jus ao gênero escolhido.

Encontro do diretor Lars com Willem e Charlotte.

Fonte: http://www.fca.pucminas.br/ceis/videoteca/Elian/Filmes/idiotas.htm

2 comentários:

  1. Aqui além de entretenimento vc encontra cultura ! Que interessante! Além de fazer arte tem que seguir uma receita ...vivendo e aprendendo rsrs

    ResponderExcluir
  2. nossa
    nunca tinha ouvido falar disso
    q interessante *.*
    deve ser muito dificil fazer esses tipos de produções sabendo que td poderia ser facilitado pelas tecnicas q ja foram desenvolvidos ate hj
    mas deve ser mto interessante fazer um trabalho como esse!

    ResponderExcluir