quinta-feira, 9 de abril de 2009

Coincidências?

por Fernando Gil Paiva

Frequentemente, acontecimentos diferentes rondam episódios de nossas vidas, seja por coisas que ousamos pensar e que depois acontecem, seja por pessoas que se ligam às nossas vidas e fazem parecer mais que coincidências... O fato é que existe algo muito tênue no limite do coincidente... Algo que alguns chamariam de destino. Para a maioria delas rimos, por admiração ou até mesmo medo, para outras - a seriedade naquilo que acontece pela milimetrica trama da vida. Resta-nos o pensar.

Em contrapartida, uma coincidência ou fato do destino sempre estará acompanhado de uma partícula condicional chamada "se", que virá inevitavelmente quando chegar o "pensar" acima mencionado. Se não tivesse dado um passo, se tivesse me atrasado um segundo ou dois, se tivesse seguido por outro caminho, se tivese ousado, se não tivesse tido medo... Assim, em cada ponta da corda pende uma delicada coincidência que é diretamente dependete de um "se" extremamente volátil que fica na outra ponta. Para onde cada um vai ou onde cada um escolhe ficar é mero fator de acaso, ou tendência da corda pela qual caminhamos.
Você acredita em coincidências?

"Costuma-se dizer que a vida é cheia de coincidências. Eu não as nego, nem as confirmo. O certo é que já presenciei coisas, que me custa acreditar que sejam obras do acaso. Mas que certezas podemos ter se nem sequer sabemos se a nossa existência é ou não obra do acaso? Quem idealizou e fez o projeto de um Álvaro, para me fabricar tal como sou? Nenhum pai poderá afirmar: "Eu vou fabricar um filho homem; ele vai ser alto, cabelos louros, olhos castanhos. Terá a fisionomia angular do meu rosto e a candura da mãe...".
Não nos é permitido criar algo a partir do nada; não somos criadores, podemos apenas descobrir o que já existe. A partir dessas descobertas, o homem pode e tem feito maravilhas. Mas permanecerá sempre a pergunta: Quem somos? Donde viemos? Para onde vamos?
Se não temos as respostas para essas interrogações, também não as temos para muitas outras coisas que nos acontecem. Porque não tenho a resposta, vou deixar para vossas apreciações acontecimentos que vivenciei.
Estava fazendo uma cerca de arame liso na minha chácara e o meu ajudante com força esticava o arame de aço para o fixarmos no poste que serviria de esticador. Embora novo, como depois deduzimos, o arame era de má qualidade, não aguentou o repuxo e quebrou. A ponta afiada raspou o meu olho esquerdo; senti apenas uma pequena ardência, mas um fio de sangue me toldou a visão; precupado, fui lavar o olho no córrego ali perto. Alguns minutos depois, o sangue já havia parado, mas voltei para casa e procurei o Dr. Sebastião Vaz, meu oculista. Ao observar o olho não havia nenhuma lesão. Ele me disse: "Você teve muita sorte, aquela belida* (Névoa, dos olhos) que nós tínhamos que retirar, o arame se antecipou e operou seu olho com perfeição!".
Ainda hoje me interrogo: como foi possível? O duro arame de aço, num arranque pode passar no meu olho com tão milimétrica precisão e, apesar da rapidez, transformar-se num delicado bisturi e ter a paciência de operar o olho que, por coincidência, precisava ser operado? Deixo por conta o seu entendimento, achar a explicação para tão insólito acontecimento".

(Continua...) Trecho do livro "Minha Aldeia - Prosa e Verso", de Álvaro Martins.

Não Por Acaso
Depois da precisão, como seria ter a vida definida pela imprecisão de dois segundos?
O filme de Philippe Barcinski, Não Por Acaso, mostra como a vida de pessoas em pontos diferentes da corda pode mudar a partir de um mesmo abalo. São pontos de vistas diferentes em situações diferentes mas que geram buscas semelhantes como a superação e conhecimento (de si mesmo e do próximo). No elenco, Letícia Sabatella, Leonardo Medeiros, Cássia Kiss, Rodrigo Santoro e Graziella Moretto.

Um comentário:

  1. Acaso x Coincidências x Destino...ou simplismente ações plantadas que resultaram ou resultarão outras histórias ... Desde tenra idade faço essas indagações...agora você! A roda da vida cumprindo o seu ciclo ...e nós a procura de amor, felicidade...e por que não reconhecimento? Mesmo sem respostas depois de anos a mais vividos q vc! Só sei q valeu e vale a pena principalmente fazer parte da sua história! te amo

    ResponderExcluir